Fatores de risco para doença arterial coronariana em pacientes admitidos em unidade de hemodinâmica

Autores

  • Maria Karolina Feijó
  • Raquel Lutkmeier
  • Christiane Wahast Ávila
  • Eneida Rejane Rabelo

Palavras-chave:

Prevalência, Enfermagem, Educação em saúde

Resumo

Estudo transversal para avaliar a prevalência de fatores de risco (FR) para doença arterial coronariana (DAC) em pacientes submetidos a procedimentos cardíacos em unidade de hemodinâmica. Incluiu-se 302 pacientes, com idade de 62±11 anos, predominantemente brancos 270 (89%) e do sexo masculino 172 (57%). O FR mais prevalente foi o sedentarismo 227 (75%), seguido da hipertensão 220 (73%), dislipidemia 150 (50,5%), obesidade 87 (29%), diabete mellitus 81 (27%), tabagismo 77 (25,5%), consumo de álcool 67 (22%) e alimentação pobre em frutas e verduras 15 (5%). A correlação entre o número de FR e as variáveis: escolaridade, renda, idade, estado civil, atividade profissional e sexo, além do número de procedimentos a que foram submetidos, comparado àqueles que apresentavam mais do que cinco FR para DAC não foi significativa; no entanto, existe uma associação positiva, reforçando a importância de estratégias que visem à diminuição ou eliminação dos FR modificáveis.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Karolina Feijó

Enfermeira de Pesquisa Clínica do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), enfermeira assistencial da Unidade de Hemodinâmica do Hospital São Lucas da PUCRS, Pós-Graduanda em Enfermagem em Cardiologia

Raquel Lutkmeier

Enfermeira Residente em Cardiologia.

Christiane Wahast Ávila

Enfermeira de Pesquisa Clínica do Serviço de Cardiologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), Pós-Graduanda em Enfermagem em Cardiologia.

Eneida Rejane Rabelo

Enfermeira Coordenadora da Clínica de Insuficiência Cardíaca do HCPA, Professora Adjunta da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Doutora em Ciências Biológicas: Fisiologia.

Downloads

Publicado

2010-05-18

Como Citar

1.
Feijó MK, Lutkmeier R, Ávila CW, Rabelo ER. Fatores de risco para doença arterial coronariana em pacientes admitidos em unidade de hemodinâmica. Rev Gaúcha Enferm [Internet]. 18º de maio de 2010 [citado 10º de maio de 2025];30(4):641. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/10171

Edição

Seção

Artigos Originais