CHAMADA PARA NÚMERO ESPECIAL

2019-12-18
CHAMADA PARA NÚMERO ESPECIAL DA REVISTA GAÚCHA DE ENFERMAGEM (RGE)
Tema: A campanha Nursing Now e o empoderamento da Enfermagem
Súmula: esta chamada destina-se ao produção de volume temático a ser publicado pela Revista Gaúcha de Enfermagem dedicado a divulgação de estudos relacionados a iniciativa Nursing Now (https://www.nursingnow.org/) promovida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e International Council of Nurses (ICN) que almeja o empoderamento dos profissionais de  enfermagem como protagonistas da saúde. A Campanha Nursing Now Brasil é liderada  pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEn) em parceria com o Centro Colaborador da OMS para Pesquisa em Enfermagem, vinculado à Escola de Enfermagem / USP-Ribeirão Preto e conduzida pelo Grupo de Trabalho Nursing Now Brasil. Os manuscritos poderão ser submetidos em 3 eixos temáticos que correspondem as metas estabelecidas para a campanha no Brasil (http://nursingnowbr.org/metas-2020):- Fortalecimento da educação e desenvolvimento dos profissionais de enfermagem com foco na liderança;- Melhoria das condições de trabalho dos profissionais de enfermagem;- Práticas efetivas e inovadoras de Enfermagem com base em evidências científicas, em âmbito nacional e regional. Serão aceitas submissões de artigos originais resultantes de projetos de pesquisa, relatos de experiências exitosas/inovadoras de ensino/aprendizagem e reflexões teóricas, sendo elementar vincular pressuposto da campanha Nursing Now ao longo da seções. Não serão aceitos estudos de revisão.

Recomenda-se que cada autor e/ou co-autor, submeta, no máximo, 01 manuscrito oriundo de dados produzidos nos últimos 03 anos.

O processo de avaliação seguirá os mesmos procedimentos utilizados para os números regulares, explicitados nas normas da revista.

A submissão dos manuscritos deve ser feita no endereço eletrônico da Revista Gaúcha de Enfermagem (https://mc04.manuscriptcentral.com/rgenf-scielo) e seguir o mesmo fluxo dos números regulares. Para a redação do artigo devem ser seguidas as normas técnicas da revista disponíveis em: http://www.scielo.br/revistas/rgenf/pinstruc.htm.

É imprescindível na carta ao editor explicitar que o artigo está sendo submetido para o número especial Nursing Now, e deve ser digitada no campo “author's cover letter”/“carta de apresentação do autor” no próprio site.

O prazo de submissão dos artigos inicia em 02 de janeiro e encerra-se em 30 de maio de 2020.