https://seer.ufrgs.br/index.php/revistadolhiste/issue/feedRevista do Lhiste - Laboratório de Ensino de História e Educação2020-05-29T21:44:21-03:00Nilton Mullet Pereiranilton.pead@gmail.comOpen Journal Systems<p>A Revista do LHISTE – Laboratório de Ensino de História e Educação da UFRGS – é uma publicação semestral especializada em trabalhos acadêmicos sobre o ensino de história em todos os níveis e etapas educativas, além de sua intersecção com outras áreas do conhecimento. Constitui-se, portanto, em espaço para a comunicação de pesquisas e reflexões sobre a prática docente, os processos de aprendizagem, a construção de currículos em história, a formação de professores, a memória e a educação patrimonial e o ensino de história e a interdisciplinaridade, entre outros temas caros ao campo. Também visa à divulgação e registro de novas estratégias, metodologias e objetos, formando um banco de dados especializado em boas práticas pedagógicas de professores em formação inicial, nos estágios e no PIBID/História, assim como de professores da educação básica.</p>https://seer.ufrgs.br/index.php/revistadolhiste/article/view/103379Expediente2020-05-26T01:07:19-03:00Equipe Editorial Revista do Lhistemarcello_pgi@yahoo.com2020-05-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2020 Revista do Lhiste - Laboratório de Ensino de História e Educaçãohttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistadolhiste/article/view/103380A importância dos intelectuais na consolidação das identidades nacionais2020-05-29T21:03:48-03:00Mônica Abramchuk180183@upf.brO objetivo principal desse Artigo é demonstrar de que maneira o conceito de nação e de identidades nacionais foram construídos. As sociedades sofreram mudanças ao longo do tempo, o surgimento das nacionalidades tem relação com o período em que ela surge, as culturas não são homogêneas e nem fixas, por esse motivo é importante analisar como as narrativas que falam acerca da nação se construíram e quais são as suas características. Ao relacionar as narrativas com o conceito de nação e de identidades nacionais é fundamental pensar na importância que os intelectuais possuem pela sua capacidade de solidificar e espalhar as ideias de nacionalidade diante de um povo que por diferentes questões precisa ter sua identidade construída ou reforçada.2020-05-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2020 Revista do Lhiste - Laboratório de Ensino de História e Educaçãohttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistadolhiste/article/view/103381A produção científica em tempos de incerteza: a urgência de se (re)pensar o fazer científico2020-05-29T21:05:25-03:00Antônio Augusto Zanoniantonio_az@hotmail.comAtravés de uma análise tanto bibliográfica quanto subjetiva, o presente artigo busca em um primeiro momento, mostrar a rapidez com que o tempo flui e como a ciência está sendo materializada em tempos onde o progresso está a produzir entulhos. No segundo ponto do artigo, procura-se mostrar como é importante ter uma ciência – seja essa histórica ou não – mais verticalizada e que tenha possibilidade de chegar à população de forma a esses também participarem das discussões. É relevante levar em consideração portanto, os motivos pelos quais a população não participa dessa discussão. Não menos importante, o artigo enfatiza que é função do historiador desnaturalizar os discursos presentes na atualidade, mostrar que a produção científica não é opinião e que o Brasil se encontra num topos desprovido de alteridade.2020-05-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2020 Revista do Lhiste - Laboratório de Ensino de História e Educaçãohttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistadolhiste/article/view/103382As representações das eleições presidenciais brasileiras de 1994 e 1998 e da Emenda Constitucional nº. 162020-05-29T21:05:56-03:00Erick da Silva Portoesporto@ucs.brO estudo reflete sobre as representações feitas pelo Jornal Pioneiro acerca das eleições presidenciais brasileiras dos anos de 1994 e 1998, dando ênfase ao formato que deram para a Emenda Constitucional nº. 16, de 04 de junho de 1997, que permitia a reeleição de presidentes, governadores e prefeitos. É indiscutível que as mídias de massa produzem efeito sobre a população, seja na forma de contar histórias de acontecimentos da cidade, fotografias que usa para falar de alguns candidatos e suas propostas ou até na intensidade de consumo de um produto específico. Partindo do ponto em que as mídias transformam informações em notícias e estas servem para convencer o público a partir dos posicionamentos explícitos e implícitos do Jornal, analisa-se quais foram as intencionalidades e intensidades que o jornal deu ao fato de um presidente, já em exercício, ter feito uma emenda à Constituição que poderia aumentar sua permanência no cargo.2020-05-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2020 Revista do Lhiste - Laboratório de Ensino de História e Educaçãohttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistadolhiste/article/view/103383Espaço escolar e percepção do sujeito: relatos de experiências de ensino de história2020-05-29T21:41:25-03:00Camila Acosta Queirozcamilaacosta1901@gmail.comAtravés desse trabalho busco construir um balanço entre dois relatos de experiência de ensino de história realizados pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID) advindos da mesma instituição - Escola Estadual de Ensino Médio Professora Naura Teixeira, Santa Maria/RS. O objetivo central desse trabalho trata-se da reflexão em torno das diferenças entre as maneiras como os educandos e educandas percebem-se enquanto sujeitos de sua própria aprendizagem –e construtores de seu próprio espaço escolar- a partir das características de cada turma em específico e do relato de cada prática.2020-05-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2020 Revista do Lhiste - Laboratório de Ensino de História e Educaçãohttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistadolhiste/article/view/103429Relato de experiência: exercícios de simulação sobre a temática da democracia em auxílio do posicionamento político, social e histórico do aluno2020-05-29T21:42:11-03:00Carolina Dos Santoscarolinaa2554@gmail.comO presente trabalho consiste na apresentação de um relato de experiência da atividade realizada pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) do curso de História da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo do exercício foi o de promover a inserção social e histórica de alunos participantes, possibilitando a melhor compreensão e apreensão dos conteúdos e conceitos propostos em aula. Com esse objetivo, a atividade consistiu em uma aula expositiva dos conteúdos previstos e, tendo estes como base, foram propostas duas atividades de simulação para estabelecer um comparativo entre a democracia antiga e a atual. Seguiu-se uma discussão sobre os papeis que possuíam os discentes como cidadãos, onde percebemos a devida apropriação dos conceitos de “democracia”, “historicidade” e “alteridade”2020-05-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2020 Revista do Lhiste - Laboratório de Ensino de História e Educaçãohttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistadolhiste/article/view/103430Relato de experiência: os movimentos sociais da Primeira República como instrumento de compreensão do aluno como indivíduo histórico2020-05-29T21:42:57-03:00Bianca da Silva Strubinskybstrubinsky@gmail.comCarolina Dos Santoscarolinaa2554@gmail.comJúlio Ricardo Quevedo dos Santosxxxx@xxxx.com.brSônia Cassolxxxx@xxxx.com.brO presente trabalho consiste em um relato de experiência de uma atividade inserida no Pibid do curso de História da Universidade Federal de Santa Maria. O objetivo principal do exercício foi o de promover a inserção social e histórica dos alunos da turma 91 do nono ano do Ensino Fundamental do Colégio Estadual Coronel Pilar. Com base nisso, a atividade consistiu em uma exposição dos movimentos sociais ocorridos na Primeira República, para que os estudantes compreendessem alguns dos diversos mecanismos que foram utilizados pela população da época na reivindicação de seus direitos. A partir disso, foi proposta uma atividade em que os alunos deveriam propor um movimento social que atendesse aos seus anseios no contexto atual. Diante dos resultados expostos pelos alunos foi possível perceber que os estudantes conseguiram desenvolver um debate em que todos puderam se posicionar com o devido respeito e empatia.2020-05-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2020 Revista do Lhiste - Laboratório de Ensino de História e Educaçãohttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistadolhiste/article/view/103431Roda de conversa sobre o vinte de novembro: debatendo acerca do “dia da consciência negra” no ensino fundamental2020-05-29T21:43:39-03:00Taiane Anhanha Limataiane3@hotmail.comGabrielle de Souza Oliveiragabidesouza.o@hotmail.comO artigo a seguir relata a experiência de uma oficina de Ensino de História realizada na Escola Municipal Duque de Caxias, localizada em Santa Maria (RS), cujo tema foi: “O Vinte de Novembro, dia da Consciência Negra”. A mesma consistiu em uma roda de conversa com estudantes dos sétimos e oitavos anos da escola. Nesta procuramos historicizar a data em questão, apontando e reiterando a importância e a necessidade de discutir consciência e identidade negras no esforço de compreender esses debates na atualidade. Entre os assuntos tratados estiveram: (a) desigualdade racial no Brasil; (b) genocídio da juventude negra; (c) representação/estereotipização de atrizes/atores negras(os) na mídia; (d) embranquecimento/epistemicídio de personagens históricas e/ou intelectuais negras(os) na História; (e) casos de racismo ocorridos na UFSM.2020-05-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2020 Revista do Lhiste - Laboratório de Ensino de História e Educaçãohttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistadolhiste/article/view/103432Vivências e perspectivas em torno de Santa Maria - RS: relato de experiência no ensino de história2020-05-29T21:44:21-03:00Alícia Quinhones Medeirosaliciaquinhones@gmail.comCamila Queirozcamilaacosta1901@gmail.comCaroline Vargascarolinesantosvargas@gmail.comJúlia Marafigajulialopesmarafiga@outlook.comCompreendemos o relato de práticas educativas no ensino de História um importante processo de reflexão e diálogo sobre as possibilidades pedagógicas e anseios quanto ao âmbito do ensino. A partir disso, neste relato de prática discorremos sobre uma série de atividades desenvolvidas em conjunto com uma turma do 8° ano do ensino fundamental através do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, na EEEM Naura Teixeira Pinheiro em Santa Maria - RS. Os encontros se destinaram a trabalhar com a concepção dos/as estudantes enquanto sujeitos históricos e atuantes no município que residem. Com isso, desenvolvemos paródias musicais, entrevistas e debates sobre as percepções e vivências dos/as alunos/as quanto o morar e fazer parte da história da cidade em que residem, neste caso, Santa Maria - RS.2020-05-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2020 Revista do Lhiste - Laboratório de Ensino de História e Educaçãohttps://seer.ufrgs.br/index.php/revistadolhiste/article/view/103433Apresentação2020-05-26T01:07:20-03:00Alessandra Gasparottoxxxx@xxxx.com.brCarla Beatriz Meinerzxxxx@xxxx.com.brGérson Wasen Fragaxxxx@xxxx.com.brHalfred Carlos Ribeiro Juniorxxxx@xxxx.com.br2020-05-26T00:00:00-03:00Copyright (c) 2020 Revista do Lhiste - Laboratório de Ensino de História e Educação