“É imperialismo que nem o Donald Trump, sor?”: Um relato de experiência sobre Imperialismo no âmbito do PIBID

Autores

  • Bruno Corrales Pereira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Carlos Eduardo Barzotto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Ensino de História, PIBID, Imperialismo Cultural, Imperialismo clássico

Resumo

Esse relato de experiência tem como objetivo narrar e problematizar uma experiência de sala de aula desenvolvida no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) – Subprojeto História/UFRGS e realizada pelos autores na Escola Estadual Júlio de Castilhos. Aqui, abordamos a criação da atividade sobre imperialismo e cultura, que tomou como eixos temáticos a situação da Grécia Antiga e o atual imperialismo global. Sendo assim, falaremos da observação das aulas que antecederam a prática e da inspiração para atividade, bem como da sua aplicação e problematização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruno Corrales Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atualmente se dedica a estágio no Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul e como bolsista do programa PIBID na Escola Estadual Júlio de Castilhos. Tem como principais interesses História Medieval, Moderna e Estudos de Gênero.

Carlos Eduardo Barzotto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Graduando em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), atuou como dois anos como bolsista de Iniciação Científica junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação na linha de pesquisa Gênero, Sexualidade e Educação. Atualmente, atua como bolsista do programa PIBID na Escola Estadual Júlio de Castilhos.

Referências

AMIN, Samir. O Imperialismo, Passado e Presente. Revista Tempo, Rio de Janeiro, nº 18, pp. 77-123.

ARRUDA, José Jobson de A.; PILETTI, Nelson. Toda a História – da modernidade à formação de novos impérios. 1. ed. São Paulo: Editora Ática, 2008.

CASEMIRO, Thiago Bomfim, BRUNOW, Vanessa de Oliveira. História regional em sala de aula. Anais do XV Encontro Regional de História da ANPUH-RIO, 2012.

COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral – volume único. 8. ed. São Paulo: Saraiva, 2005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 1.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

HOBSBAWN, Eric John. A era dos impérios: 1875-1914. Tradução Sieni Maria Campos; Yolanda Steidel de Toledo. 12. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

MONTEIRO, Ana Maria. A história ensinada: algumas configurações do saber escolar. História e Ensino. Londrina, v.9, p.37-62, out. 2003. Disponível em <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/>12075/10607 . Acesso em 17 nov 2017.

MONTEIRO, Ana Maria F. da C.; PENNA, Fernando de Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 36, n. 1, jan./abr. 2011, pp. 191-211.

RICOEUR, Paul. Tempo e Narrativa – Tomo 1. Tradução Constança Marcondes Cesar. 3. ed. Campinas: Editora Papirus, 1994.

SAID, Edward W. Cultura e imperialismo. Tradução Denise Bottmann, 1ª Edição. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

SCHMIDT, Maria Auxiliadora. A formação do professor de História e o cotidiano da sala de aula. In: BITTENCOURT, Circe. (org.) O saber histórico na sala de aula. 10. ed. São Paulo: Contexto, 2005. pp. 54-66.

Downloads

Publicado

2019-01-10

Edição

Seção

Dossiê Temático - Relatos