MANIBA, MANDIOCA E AIPIM: RESGATE DE RECEITAS COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA E ENSINO DE HISTÓRIA.

Autores

  • Gabriel Chaves Amorim FEEVALE

Palavras-chave:

História da alimentação, História da mandioca, Gastronomia Amazônica

Resumo

Neste trabalho seguimos um roteiro para trabalhar com qualquer tipo de estudante a história da alimentação. Como sugestão trago o exemplo do resgate de receitas, que pode ser feita com base em bibliografia ou com a família do estudante. Neste trabalho buscamos o resgate da gastronomia da mandioca e montamos uma sugestão de prato a partir dessa pesquisa. Como resultado desta pesquisa, podemos ver a recorrência da Gastronomia da Mandioca e seus insumos como principais hábitos e identidades alimentares pré coloniais. Esse pequeno apanhado nos ajuda a entender um pouco mais sobre os hábitos alimentares, ingredientes, subprodutos, técnicas, locais de consumo da gastronomia Amazônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriel Chaves Amorim, FEEVALE

Tem uma formação interdisciplinar entre a História e a Gastronomia. Atualmente se dedica ao estudo da gastronomia brasileira, patrimônio imaterial e identidades alimentares. Apresenta periodicamente trabalhos, resumos, artigos e resultados provenientes da pesquisa em conjunto com a História-UNISINOS e o curso de Gastronomia da Feevale. Interesse em educação alimentar, educação patrimonial e comidas históricas. Atualmente ajuda restaurantes a construir cardápios e elaborar rotinas de produção dentro da área comercial da Gastronomia. //// Teve contato com pesquisa de história política, agrária e das instituições financeiras. Atuou em instituições com atividades sempre relacionada à pesquisa/ensino de história..Anteriormente no ano de 2012-2014 Trabalhou como Estagiário da seção de Difusão Cultural e Educação Patrimonial no Arquivo Público do Rio Grande do Sul. Redator e Escritor no blog institucional e temático http://resistenciaemarquivo.wordpress.com. Atuou até 2015 como monitor da revista eletrônica de periódicos da História na Universidade do Vale do Rio dos Sinos e da disciplina de Teorias da História com o professor Claudio Elmir.Em 2012 atuou como bolsista CAPES/Fapergs no projeto de pesquisa"A experiência democrática no Rio Grande do Sul e a radicalização do PTB na década de 1960".

Referências

Canesqui, Ana Maria. “A qualidade dos alimentos: análise de algumas categorias da dietética popular.” in Revista de Nutrição, Março e Abril de 2007: 203-215.

Cascudo, Luis da Camara. História da alimentação no Brasil. São Paulo: Global, 2004.

Cruz, Roberto Borges da. “Farinha de "pau" e de "guerra": Os usos da farinha de mandioca no extremo norte (1722-1759).” Belém do Pará: UFP, 2011 de 2011.

Cypriano, Doris Cristina Castilhos de Araujo. “ALMAS, CORPOS E ESPECIARIAS A expansão colonial nos rios Tapajós e Madeira.” in Pesquisas / Instituto Anchietano de Pesquisas. (Pesquisas / Instituto Anchietano de Pesquisas. Unisinos.), 2007: 1-172.

Filho, Herundino Ribeiro do Nascimento, Reinaldo Imbrozio Barbosa, e Francisco Joaci de Freitas Luz. “Pimentas do gênero Capsicum cultivadas em Roraima, Amazônia brasileira. II. Hábitos e formas de uso.” in Acta Amaz (Acta Amaz) vol.37 , n. 4 (2007).

Maciel, Maria Eunice. “Olhares antropológicos sobre a : Identidade cultural e alimentação.” Edição: AM., and GARCIA, RWD Org. CANESQUI. Antropologia e Saúde collection (FIOCRUZ), in. Antropologia e nutrição: um diálogo possível (2005): 306.

Montanari, Massimo. História da Alimentação. 6ª. São Paulo: Estação Liberdade, 1998.

Ornellas, Lieslotte Hoeschl. A Alimentação através dos tempos. 4. Florianópolis, SC: UFSC, 2008.

Ravena, Nirvia, e Rosa Elizabeth Acevedo MarinI. “A teia de relações entre índios e missionários. A complementaridade vital entre o abastecimento e o extrativismo na dinâmica econômica da Amazônia Colonial.” in Varia hist. 29 (Maio/Agosto 2013): 395-420.

Silva, Andrea Leme da. “Comida de gente: preferências e tabus alimentares entre os ribeirinhos do Médio Rio Negro (Amazonas, Brasil).” Revista de Antropologia.Rev.no.1 São Paulo Jan./June 2007, Junho de 2007.

Valle, Teresa Losada. Mandioca de mesa, macaxeira ou aipim: a hortaliça negligenciada pelo Brasil. Anais do IV Simpósio Brasileiro sobre Cucurbitáceas, Porto Seguro-BA: Associação Brasileira de Horticultura, 2007, 1-11.

Downloads

Publicado

2016-03-21