EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM UM BRASIL EM TRANSFORMAÇÃO: COMPREENSÕES HISTÓRICAS
Palavras-chave:
Educação, Trabalho, Relações de Poder, Tecnologias, Políticas Públicas.Resumo
O referido projeto de pesquisa faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação profissional e Tecnológica, Curso de Mestrado Acadêmico em Educação Profissional e Tecnológica, do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), unidade integrante da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Através de pesquisas bibliográficas, análises de periódicos, impressos ou online e de depoimentos orais, pretende-se refletir sobre as bases do processo histórico de implantação e de transformação da educação profissionalizante, no Brasil, desde a década de 1930, até o início do século XXI, tendo o ensino técnico profissionalizante em Santa Maria como estudo de caso. Efetivado a partir do primeiro período de governo de Getúlio Vargas (1930-1945), esse processo sofreu alterações durante os governos de Juscelino Kubitschek (1956-1961), dos presidentes militares (1964-1985), no período posterior a ditadura civil-militar e, mais recentemente, após o ano de 2003 quando foi criada a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação. Para refletir sobre as alterações desse período, buscar-se-á compreender as relações entre as ações políticas e econômicas adotadas na época, (Planos Nacionais de Desenvolvimento, o chamado Milagre Econômico Brasileiro, a reabertura política, a promulgação da Constituição Nacional de 1988 e a própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996) e as demandas determinadas a partir da reestruturação do sistema capitalista em nível mundial. Acredita-se que a compreensão desse processo seja fundamental para a definição das políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica em um país em transformação sócio laboral.
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