Necessidades e perspectivas no Ensino de História local: a produção de um livro didático sobre a história de Santa Maria e região
Palavras-chave:
Ensino de História, História local, livro didático.Resumo
Esse trabalho tem por objetivo a apresentação da importância do ensino de história local com a produção de um livro didático sobre a história de Santa Maria e região voltado para as séries fundamentais. Em um primeiro momento será apresentada uma breve trajetória do livro didático no Brasil a partir da instituição do ensino básico na primeira metade do século XIX, seguida de uma problematização acerca de produção didática e ensino de História local na promoção consciência histórica. Finalmente, será feito um esboço dos conteúdos tratados no material citado a partir da produção acadêmica e não acadêmica sobre a História de Santa Maria e região.
Downloads
Referências
BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
CAIMI, Flávia Heloisa; MACHADO, Ironita A. P.; DIEHL, Astor Antônio (org.). O livro didático e o currículo de História em transição. 2 ed. Passo Fundo: UPF, 2002.
DIEHL, Astor Antônio (org), CAIMI, Flávia Eloisa, MACHADO, Ironita A. P.. O livro didático e o currículo de história em transição. 2ªed. Passo Fundo: UPF, 2002.
FREITAS, Itamar. Os currículos da escola primária in Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de História (anos iniciais). São Cristóvão: Editora da UFS, 2010.
LDBN – Lei n. 9324, de 20 de dezembro de 1996 (Brasil, 1996), PCN- História e Geografia:
ª a 4ª séries (BRASIL, 1997), e Resolução CNE/CEB n. 2, de 7 de abril de 1998 (Brasil, 1998).
MELO, Ciro Flávio de Castro Bandeira de. Senhores da História e do esquecimento: a construção do Brasil em dois manuais didáticos de História na segunda metade do século XIX. Belo Horizonte: Argvmentvm, 2008.
MOACYR, Primitvo. A instrução pública do Estado de São Paulo: primeira década republicana (1890-1893). V. I., São Paulo, Nacional, 1942.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.