PILARES DA TRADIÇÃO: o conceito de tradição no estudo da Historia das instituições

Autores

  • Artur Silva Alexandrino Graduado em História - Unilasalle Mestre em Educação - Unisinos
  • Artur Diego da Silva Alexandrino Graduado em História Mestre em Educação

Palavras-chave:

História das Instituições

Resumo

Este texto é resultante da minha dissertação que investiga a produção de um discurso de tradição sobre o Colégio Dom Feliciano, situado no município de Gravataí/RS, através das narrativas de professores e alunos envolvidos no processo de formação docente entre os anos de 1970 a 1990. A pesquisa fundamenta-se nos preceitos da História Cultural e utiliza a História Oral como metodologia. O conceito de tradição, elaborado por Hobsbawn e Ranger, é primordial no processo de análise, com base nele busco elementos que auxiliam na identificação e na compreensão do discurso de tradição que envolve o colégio ao longo do período estudado. Buscando investigar os objetivos propostos configuram-se duas categorias analíticas: a identificação e a analise dos elementos que constituem e fundamentam a tradição da instituição escolar e a formação de professores.

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Biografia do Autor

Artur Silva Alexandrino, Graduado em História - Unilasalle Mestre em Educação - Unisinos

História da Educação

Conceito da invençao da tradição

Memória

Formação de Professores

Artur Diego da Silva Alexandrino, Graduado em História Mestre em Educação

História da Educação

História das Instituições escolares

Referências

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Publicado

2016-03-21