Currículo e ensino de História: Diálogos sobre prática de ensino e o processo de formação de professores/as

Autores

  • Jaqueline Zarbato Schmitt UFMS/Campus Três Lagoas

Palavras-chave:

Currículo, prática de ensino de história, disciplina escolar.

Resumo

Este artigo aborda as interfaces do currículo e da prática de ensino de História no que tange à formação de professores(as). A abor-dagem baseia-se nas concepções de currículo como campo de ação, no diálogo histórico da composição das disciplinas escolar e acadê-mica, que, de certa forma, influenciam os encaminhamentos do currículo prescrito e do currículo em ação. Essas questões se refletem na fundamentação analítica da prática de ensino de História, uma vez que perpassam os elementos que compõem o mosaico das diferentes experiências de formação de pro-fessores(as) de História, com os múltiplos percursos e mediações histórico-didáticas. A metodologia utilizada neste artigo baseia-se nas oficinas propostas pela concepção da Educação Histórica, principalmente pela his-toriadora Isabel Barca (2001, 2006). Seguin-do a concepção da oficina histórica, funda-mentou-se a abordagem com os grupos de professores(as) que atuam em Escolas Públicas.

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Biografia do Autor

Jaqueline Zarbato Schmitt, UFMS/Campus Três Lagoas

Professora do curso de História do Campus de Três Lagoas. Coordenadora de Estágio no curso de História, atua também com as práticas de ensino de História. Doutora em História pela Universidade Federal de Santa Catarina.

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Publicado

2016-01-09

Edição

Seção

Artigos