Edital nº 1/2019 - Seleção de avaliadores

2019-06-24

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

FACULDADE DE DIREITO


 

EDITAL Nº 1/2019 - SELEÇÃO DE AVALIADORES

 

  

A Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul vem, por meio deste Edital de Seleção de Avaliadores, tornar público seu processo de seleção de novos avaliadores para o processo de avaliação pelos pares (double-blind review method) dos artigos a serem submetidos para a Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Qualis B1 em Direito. Os interessados poderão inscrever-se conforme o processo estabelecido.


1 Apresentação


1.1 Sobre a Revista:A Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul se destina a servir de vínculo para a difusão de novos conhecimentos e para a troca de ideias entre pesquisadores, estudiosos, profissionais na prática e no desenvolvimento da Ciência do Direito e atividades afins. Sua publicação semestral visa estimular a pesquisa e o estudo da área do Direito e de áreas afins. 


1.2 Sobre o avaliador:O avaliador participa do processo editorial por meio da avaliação dos artigos científicos da área do Direito ou de áreas afins submetidos à Revista. Seguem-se os critérios da avaliação cega, devendo o avaliador assegurar a idoneidade do trabalho e indicar a sua aprovação ou a sua rejeição de forma justificada, conforme os parâmetros estabelecidos pela Revista, pela CAPES e pelo Committee on Publication Ethics, assim como apontar sugestões de correção, se lhe parecerem necessárias.


2 Requisitos de seleção


2.1 São requisitos para a seleção:

  1. Título de mestre com dissertação defendida.

  2. Produção científica compatível com a linha editorial da Revista e com os padrões adotados pela CAPES em suas avaliações periódicas dos Programas de Pós-Graduação em Direito.


2.2 No processamento das inscrições, dar-se-á preferência aos inscritos que tiverem os últimos dois anos (no mínimo) sem vínculo institucional com qualquer Instituição de Ensino Superior localizada no Estado do Rio Grande do Sul.


3 Processo de seleção


3.1 Os candidatos deverão se inscrever na seleção enviando e-mail, indicando “CANDIDATO(A) - AVALIADOR(A)” no campo “Assunto”, para revistafacdir@ufrgs.br, informando no corpo do e-mail:

  1. Nome completo;

  2. Titulação acadêmica;

  3. Nome da Instituição de Ensino Superior em que concluiu o Mestrado, bem como o ano de conclusão;

  4. Nome da Instituição de Ensino Superior em que estiver cursando ou concluiu o Doutorado, bem como o ano de conclusão;

  5. Atuais vínculos institucionais, indicando-se a(s) Instituição(ões) de Ensino Superior e o(s) cargo(s) ocupado(s) pelo candidato, respectivamente;

  6. Endereço de e-mail preferencial para contato;

  7. Link para currículo na plataforma Lattes.


3.2 Após o recebimento do e-mail, a qualquer tempo, a equipe editorial retornará o e-mail com novas orientações para a efetiva inscrição do avaliador, se ele preencher os requisitos exigidos.


4 Direitos dos avaliadores


4.1 É direito do avaliador selecionado solicitar, a qualquer tempo, declaração de que compõe o Corpo de Avaliadores para fins de comprovação em Instituições de Ensino Superior ou agências de financiamento à pesquisa.


4.2 Os trabalhos de avaliação não serão remunerados, e a Revista não encaminhará exemplares da edição de que participou o avaliador.


5 Período das inscrições


As inscrições estarão abertas até o dia 21 de setembro de 2019.


6 Resolução de controvérsias


Omissões e divergências serão dirimidas pelo Editor-Chefe. Contato: revistafacdir@ufrgs.br.




Porto Alegre, 24 de junho de 2019.

 

Prof. Dr. Carlos Silveira Noronha

Editor-Chefe


Prof. Dr. Alfredo de Jesus Dal Molin Flores

Editor-Adjunto

 

Doutora Maria Cecília Butierres

Doutoranda Ana Helena Karnas Hoefel Pamplona

Doutorando Luiza Moreira Petersen

Graduando Guilherme Tumelero Macedo

Editores-Executivos