Os círculos de leituras e as leituras da realidade: A Peste

Autores

  • Giancarla Brunetto Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS
  • Maria Luisa O. Gonçalves Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS

Resumo

Este artigo versa sobre o projeto de extensão “Círculo de leituras do CIESS”, e mais especificamente, o círculo “A alegoria da peste”, a partir da leitura de “A Peste” de Albert Camus. A escolha do tema é relacionada ao momento atual, no Brasil e em outros países, desde a eclosão da pandemia do Covid-19. Os círculos de leituras visam ao cultivo do espírito crítico sobre o teor do texto e subtexto do lido e vivido; capacitar os leitores para a realização de novos círculos de leitura; incentivar a leitura e a dialogicidade como formas educativas e transformadoras da realidade. Os círculos são gratuitos e abertos a todos interessados. Os encontros são quinzenais, ao longo de dois meses, de forma semiestruturada e remota, e propõem a prática da leitura coletiva e do diálogo. A avaliação de cada círculo é realizada no encontro final, bem como uma autoavaliação. Como muito bem se percebe por meio de “A Peste”, o narrador/autor expressa que, pela leitura do texto, se faz também uma leitura do mundo.  Ler pelo prazer, ler para compreender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-01-20

Como Citar

BRUNETTO, G.; O. GONÇALVES, M. L. Os círculos de leituras e as leituras da realidade: A Peste. Revista da Extensão, Porto Alegre, n. 25, p. 29–33, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/revext/article/view/129473. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Editoração de Artigos