Um framework para concepção de Smart Learning Environments
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.110193Palavras-chave:
Ecossistema de aprendizagem, Framework, Smart Learning EnvironmentResumo
A consequência da imersão da sociedade na cultura digital, é uma tendência em avançarmos rumo a uma escola digital apoiada pela aprendizagem informal e personalizada. Os ecossistemas de aprendizagem, se devidamente fomentados, são um potencializador desta escola em meio a esse processo de transformação. Propomos neste artigo um framework para apoiar a modelagem de ambientes de aprendizagem inteligentes capazes de estimular as interações nos diversos ecossistemas que participamos e dessa forma favorecer a construção do conhecimento. Também apresentamos três instâncias do framework, a primeira para demonstrar a concepção de um ambiente inteligente de recomendações de nossa autoria para apoiar a aprendizagem enquanto as outras duas são para fins de validação, demonstrando que o framework é capaz de atender as especificações de sistemas previamente existentes que notadamente se comportem como um ambiente de aprendizagem inteligente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).