Dispositivos móveis como ferramentas facilitadoras no processo de ensino-aprendizagem em fundoscopia
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.99522Resumo
A fundoscopia é fundamental no diagnóstico de doenças oculares e sistêmicas,
porém, pouco priorizada na educação médica. Os dispositivos móveis estão cada vez mais inseridos no contexto da educação médica, sendo portanto, essencial a sua utilização com finalidades educacionais. Esse estudo objetivou: desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis para facilitar o processo de ensino-aprendizagem em fundoscopia e retinopatia diabética (RD) destinado a estudantes de medicina; avaliar a sua usabilidade e utilidade no ensino em fundo de olho e RD, além de criar um adaptador portátil para captura de imagem do fundo de olho através desse mesmo aplicativo. Os resultados indicaram um bom nível de usabilidade do aplicativo, que foi ainda considerado uma ferramenta útil para o aprendizado dos estudantes. O adaptador portátil desenvolvido permitiu a fácil obtenção de imagens digitais da retina.
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