PADLET ​ COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Patrícia Grasel da Silva IFRJ
  • Dione Sousa de Lima IFES​

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.86051

Palavras-chave:

Ambientes Virtuais de Aprendizagem, Formação Continuada, Padlet.

Resumo

Diante das possibilidades hipermidiáticas presentes na sociedade em rede, este artigo compartilha a experiência de uso do Padlet, um recurso colaborativo, online e gratuito, como um ambiente virtual de aprendizagem, possibilitando a integração entre professores, alunos e conteúdos em um curso semi-presencial. O artigo tem como cenário de coleta de dados um curso de formação continuada sobre informática instrumental para profissionais da educação básica. Apresenta-se um estudo de caso que dialoga com conceitos sobre cibercultura e virtualização do conhecimento. O estudo caracteriza-se por ser qualitativo, com abordagem metodológica próxima a netnografia, considerando que os dados analisados que encontram-se no ciberespaço (padlet do curso e dos alunos). O envolvimento dos alunos com o Padlet é proveniente do plano de ensino que privilegia a exploração intensiva de atividades através de recursos colaborativos e on-line. Esses recursos possibilitam modelo didático e metodológico em que os alunos trabalham cotidianamente na Internet, articulando teoria e prática. O artigo revela a potencialidade dos recursos on-line e colaborativos como espaços digitais de apoio à formação. Sendo assim, entende-se que ferramentas como Padlet quando utilizados como ambientes virtuais de aprendizagem assumem um papel social que desenvolvem maior autonomia e organização diante da interação com conteúdo.

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Publicado

2018-07-21

Como Citar

GRASEL DA SILVA, P.; SOUSA DE LIMA, D. PADLET ​ COMO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 1, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.86051. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/86051. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ambientes virtuais de aprendizagem