Avaliação Exploratória de Conceito do Sistema NÉBULA em Jogos Psicopedagógicos

Autores

  • Diogo da Silva Magalhães Gomes Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Priscila Machado Vieira Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Adriano Joaquim de Oliveira Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Claudia Lage Rebello da Motta Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.51767

Palavras-chave:

Inferência nebulosa em jogos educativos, lógica nebulosa, jogos psicopedagógicos

Resumo

Uma das muitas aplicações de jogos eletrônicos, que empregam técnicas de inteligência computacional no processamento de suas informações, constitui a área de jogos psicopedagógicos, virtualizados em sistemas informatizados. Nesse caso, os algoritmos de inteligência computacional são aplicados dentro de processos pedagógicos para análise, intervenção e reabilitação cognitiva. No entanto, a modelagem de algoritmos matemáticos envolvidos no processo de avaliação cognitiva pode ser complexa para especialistas de outras áreas. Este trabalho apresenta o estudo exploratório de conceito de NÉBULA, uma plataforma integrada para o desenvolvimento de sistemas de inferências nebulosas de maneira simplificada e desacoplada da construção dos jogos psicopedagógicos, permitindo que as equipes multidisciplinares participem ativamente da construção da lógica auxiliar à análise cognitiva.

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Publicado

2014-07-18

Como Citar

DA SILVA MAGALHÃES GOMES, D.; MACHADO VIEIRA LIMA, P.; JOAQUIM DE OLIVEIRA CRUZ, A.; LAGE REBELLO DA MOTTA, C. Avaliação Exploratória de Conceito do Sistema NÉBULA em Jogos Psicopedagógicos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.51767. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/51767. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos