Inclusão Digital de Idosos: Um estudo sobre a Realidade do Município de Belém (Pa)

Autores

  • Francy Santos Fernandes Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Benedito de Jesus Ferreira Universidade Federal do Pará (UFPA)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30912

Palavras-chave:

inclusão digital, inclusão social, tecnologia de informação e comunicação, terceira idade

Resumo

Este artigo apresenta os resultados preliminares de pesquisa de campo sobre as condições com que ocorre a inclusão digital da terceira idade no município de Belém/PA. Os dados foram levantados em quatro entidades da cidade que oferecem cursos de Informática, não diferenciando os que são exclusivos para Terceira Idade e os com turmas mistas. Além disso, o artigo enumera, inicialmente, quais são as principais necessidades atendidas, as dificuldades encontradas e qual a contribuição da inclusão digital na vida dessas pessoas. Dentre as principais dificuldades no processo, podemos destacar a noção da necessidade de memorização de comandos e a dificuldade correspondente, e a questão do ritmo de aprendizagem que em certos contextos não é devidamente respeitado.

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Publicado

2012-07-20

Como Citar

FERNANDES, F. S.; FERREIRA, B. de J. Inclusão Digital de Idosos: Um estudo sobre a Realidade do Município de Belém (Pa). Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30912. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30912. Acesso em: 28 mar. 2024.