Uma análise cognitiva do processo de orientação de trabalho de conclusão de curso na modalidade a distância: o caso do projeto piloto do curso de Administração a distância da UFSC

Autores

  • Mileide Marlete Ferreira Leal Sabino Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Isadora de Souza Bernardini Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Paola Azevedo Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Marilda Todescat Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Robson Santos da Rosa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Alexandre Marino Costa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30858

Palavras-chave:

Taxonomia de Bloom. Processo de orientação. Educação a distância.

Resumo

A avaliação da aprendizagem educacional deve sobrepujar o estilo puramente classificatório e ser percebido como um processo contínuo e norteador dos objetivos educacionais. Partindo deste princípio, o presente estudo objetiva realizar uma análise cognitiva do processo de orientação de trabalho de conclusão de curso na modalidade à distância. O objeto deste estudo foi o projeto piloto do curso de Administração a distância da
Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo qualitativo, descritivo. Para a realização da descrição e análise do processo de orientação do trabalho de conclusão de curso utilizou-se o modelo da Taxonomia de Bloom. Aplicou-se também um questionário para os alunos, que continha manifestações da aprendizagem de acordo com as categorias e subcategorias desta Taxonomia. Verificou-se que há ferramentas midiáticas com grande potencial para o apoio deste processo e que são fundamentais na
construção do conhecimento. O que se espera é que a descrição do processo de orientação à distância por meio dos níveis da taxonomia contribua para as mudanças nas práticas avaliativas do ensino superior, especificamente no que concerne às orientações de trabalho de conclusão de curso na modalidade a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

SABINO, M. M. F. L.; BERNARDINI, I. de S.; AZEVEDO, P.; TODESCAT, M.; DA ROSA, R. S.; COSTA, A. M.; LOPEZ DALMAU, M. B. Uma análise cognitiva do processo de orientação de trabalho de conclusão de curso na modalidade a distância: o caso do projeto piloto do curso de Administração a distância da UFSC. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30858. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30858. Acesso em: 18 abr. 2024.