Estilos e Estratégias de Aprendizagem Personalizadas a Alunos das Modalidades Presenciais e a Distância

Autores

  • Andréia Rosangela Muhlbeier UNICRUZ/RS
  • Patricia Mariotto Mozzaquatro UNICRUZ/RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.21906

Palavras-chave:

estilos de aprendizagem, estratégias de aprendizagem, materiais educacionais.

Resumo

A aprendizagem vem a cada dia tomando impulso gradativo nas formas de educação, a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs) e de um modo particular a internet, constitui um dos eixos orientadores desse desenvolvimento. Neste contexto, mais importante do que as TICs é a forma com que as mesmas são utilizadas no cotidiano das pessoas, ou seja, conforme suas características individuais. Este artigo apresenta o desenvolvimento de um Sistema para diagnosticar estilos de aprendizagem, podendo assim, possibilitar e promover situações de aprendizagem individualizadas e direcionadas, ou seja, o professor poderá ter informações sobre o seu próprio estilo de aprendizagem e conhecer as preferências de aprendizagem de seus alunos a fim de desenvolver as complementaridades e obter elementos que sirvam para diferenciar a sua prática pedagógica. O sistema foi validado com discentes dos cursos de graduação presenciais em Ciências Contábeis, Medicina Veterinária, Pedagogia e docentes do Curso de Capacitação no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (modalidade a distância) da Universidade de Cruz Alta. Após, foi diagnosticado através de uma amostra os quatro estilos de aprendizagem de maior predominância. A partir da análise desses resultados foi gerado um estudo de caso, definindo metodologias e técnicas de apresentação de materiais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2011-07-28

Como Citar

MUHLBEIER, A. R.; MOZZAQUATRO, P. M. Estilos e Estratégias de Aprendizagem Personalizadas a Alunos das Modalidades Presenciais e a Distância. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 9, n. 1, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.21906. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/21906. Acesso em: 28 mar. 2024.