EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: definição do desenho de cargo do tutor a partir das atividades desenvolvidas e competências requeridas

Autores

  • Edivandro Luiz Tecchio Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paola Azevedo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Thiago Soares Nunes Universidade Federal de Santa Catarina
  • Marcos Baptista Lopez Dalmau Universidade Federal de Santa Catarina –
  • Alexandre Marino Costa Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.18040

Palavras-chave:

Desenho de cargo, Educação a distância, Tutoria

Resumo

O presente estudo tem como objetivo definir o desenho do cargo de tutor, baseado nas atividades desenvolvidas e competências requeridas no Curso de Administração na modalidade a distância da Universidade Federal de Santa Catarina. Quanto à metodologia utilizada, caracterizou-se como: estudo de caso, exploratória, descritiva, documental, bibliográfica, aplicada e predominantemente qualitativa. Conforme o desenho do cargo do tutor, este ficou responsável por acompanhar o estudante, sanar suas dúvidas, corrigir as atividades realizadas pelos mesmos, estimulando-o a continuar os seus estudos. Por fim, as competências requeridas foram definidas como: organização e planejamento, comprometimento, criatividade, conhecimento das rotinas de trabalho, da disciplina ministrada, sobre educação a distância, pró-atividade, flexibilidade, relacionamentos interpessoais e comunicação oral e escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-12-28

Como Citar

TECCHIO, E. L.; AZEVEDO, P.; NUNES, T. S.; DALMAU, M. B. L.; COSTA, A. M. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: definição do desenho de cargo do tutor a partir das atividades desenvolvidas e competências requeridas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 8, n. 3, 2010. DOI: 10.22456/1679-1916.18040. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/18040. Acesso em: 28 mar. 2024.