HVet: um Modelo de Hipervídeo Aplicado ao Ensino de Cirurgia Veterinária

Autores

  • Claudio Afonso Baron Tiellet UFSM
  • José Valdeni Lima UFRGS
  • Eliseo Berni Reategui UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14515

Palavras-chave:

hipervídeo, hipermídia, anotações, co-links, aprendizagem

Resumo

Este trabalho propõe um novo modelo de navegação em hipervídeo com o objetivo de  torná-lo ainda mais eficaz como ferramenta educacional. Nos modelos de hipervídeo  hoje existentes, os links são unidirecionais, possibilitado ao usuário explorar um tópico  de cada vez para cada objeto/link clicado. No modelo proposto, os links são multidirecionais, permitindo explorar informações relativas a diversas facetas de um mesmo  objeto/link. Este modelo baseia-se no trabalho de co-links de Alex Primo, os quais  também permitem uma navegação multi-direcional em hipertextos. O modelo de  hipervídeo proposto busca adequação da carga cognitiva para uso no ensino de cirurgia,  e foi empregado na construção de um sistema para armazenamento e apresentação de  hipervídeos. O artigo apresenta este sistema, bem como uma discussão sobre seu uso na  Educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-06

Como Citar

TIELLET, C. A. B.; LIMA, J. V.; REATEGUI, E. B. HVet: um Modelo de Hipervídeo Aplicado ao Ensino de Cirurgia Veterinária. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14515. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14515. Acesso em: 29 mar. 2024.