INFORMÁTICA E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFRGS: UM PANORAMA DE 1998 A 2008

Autores

  • Luís Fernando Maximo UFRGS
  • Dante Augusto Couto Barone UFRGS
  • Marie Jane Soares Carvalho UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14448

Palavras-chave:

Informática, Avaliação, Educação a Distância

Resumo

O objetivo desse artigo é descrever um panorama da divulgação e produção científica na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS – envolvendo o tema informática e avaliação na educação a distância. O estudo envolve uma análise dos materiais disponíveis por meio do acesso à internet sob o domínio “ufrgs.br” e na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS. As questões que buscamos relatar giram em torno de que tipo de enfoque avaliativo tem sido abordado, que autores tem sido usados para fundamentar tal abordagem e qual o enfoque dos trabalhos em termos de tecnologia proposta ou empregada. Entre os critérios para seleção de materiais foram estabelecidos: a data, entre 1998 e 2008, e a ênfase na avaliação dos alunos. Entre os resultados mais significativos encontrados estão: a maior ocorrência dos enfoques avaliativos do tipo formativo e a ênfase das pesquisas sobre o rastreamento das ações dos alunos em ambientes informatizados para ações de avaliação formativa.

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Publicado

2008-12-06

Como Citar

MAXIMO, L. F.; BARONE, D. A. C.; CARVALHO, M. J. S. INFORMÁTICA E AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA UFRGS: UM PANORAMA DE 1998 A 2008. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 6, n. 2, 2008. DOI: 10.22456/1679-1916.14448. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14448. Acesso em: 28 mar. 2024.