Diagramas MOISE+ para Organização de Cursos na UAB/CEFET-RS

Autores

  • Glaucius Duarte CEFET-RS
  • Antônio Costa UCPel
  • Mára Lúcia Carneiro UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14305

Palavras-chave:

Gestão educacional, organização de cursos, sistemas multiagentes, educação a distância.

Resumo

Este trabalho, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, apresenta uma proposta de
metodologia para organização curricular de cursos para educação a distância, a serem
ministrados pela Universidade Aberta Brasileira. Com base na utilização de sistemas
multiagentes, objetiva-se com esta proposta, facilitar a solução de problemas oriundos de
reestruturações curriculares e pedagógicas. O trabalho propõe uma metodologia visual para
a gestão de cursos, de modo que as conseqüências a serem obtidas, ocorram através da
organização e reorganização significativa das idéias dos docentes envolvidos, objetivando a
produção de uma prática docente mais eficaz. Envolve uma reflexão teórico-metodológica,
sobre como a metodologia proposta pode proporcionar aos docentes e coordenadores de
curso, uma nova forma para explorar e analisar mais facilmente as estruturas curriculares,
didáticas e pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-06-19

Como Citar

DUARTE, G.; COSTA, A.; CARNEIRO, M. L. Diagramas MOISE+ para Organização de Cursos na UAB/CEFET-RS. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.14305. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14305. Acesso em: 28 mar. 2024.