Critérios pedagógicos, ambiente educacional, programa curricular e os aspectos didáticos: critérios relevantes na avaliação de softwares educacionais

Autores

  • Cristini Graebin UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13914

Palavras-chave:

software educacional, critérios pedagógicos, ambiente educacional, programa curricular, aspectos didáticos

Resumo

educacionais. A partir de observações de diferentes realidades de uso dos softwares nos laboratórios de informática nas escolas foi possível verificar a necessidade de ter clareza sobre os critérios que devem ser observados na avaliação de softwares educacionais por professores.
Através do estudo dos autores (SANCHO, CAMPOS, GIRAFFA, OLIVEIRA) e da pesquisa realizada teve-se clareza sobre a importância de conhecer as várias listas de avaliação criadas e de combiná-las de maneira que as limitações que cada uma apresenta possam ser compensadas pelas vantagens das outras.
Desta forma, essa pesquisa focou-se nos critérios pedagógicos relacionados ao ambiente educacional e seu programa curricular assim como os aspectos didáticos utilizados nas práticas vivenciadas nos laboratórios de informática municipais de Lajeado no estado do Rio Grande do Sul. Como resultado,
verificou-se que os professores têm como principal foco de atenção os critérios pedagógicos, ou seja, a escolha do software a ser adotado está diretamente ligada aos objetivos que o educador deseja alcançar.

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Biografia do Autor

Cristini Graebin, UFSM

Aluna do curso de Especialização em Mídias na Educação pela Universidade Federal de Santa Maria

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Publicado

2009-06-19

Como Citar

GRAEBIN, C. Critérios pedagógicos, ambiente educacional, programa curricular e os aspectos didáticos: critérios relevantes na avaliação de softwares educacionais. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 7, n. 1, 2009. DOI: 10.22456/1679-1916.13914. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13914. Acesso em: 28 mar. 2024.