METODOLOGIA DOS DESAFIOS e a Epistemologia Construtivista

Autores

  • Clovis Leopoldo Reichert UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13710

Resumo

A compreensão dos aspectos que permeiam o processo de construção do conhecimento
e da aprendizagem humana caracteriza, em si mesma, um grande desafio para
educandos e educadores. Em sintonia com o cenário mundial que se apresenta cada vez
mais exigente e desafiador aos profissionais da área tecnológica, o SENAI 1 procura
desempenhar sua missão e sua vocação para a formação de técnicos cada vez melhor
habilitados e qualificados para o mundo do trabalho industrial.
Na busca de soluções que atendam às novas demandas educacionais, o SENAI tem
incorporado novas tecnologias de informação e comunicação aos processos de ensinoaprendizagem
presenciais tradicionais. Projetos estratégicos, com o objetivo de
democratizar a educação profissional, propiciam oportunidades de construção do
conhecimento, independentemente de local ou espaço físico. Através da criação de um
modelo de ensino a distância e com o uso de materiais didáticos impressos e em
ambiente web, estão sendo implementadas ações educacionais fundamentadas em
concepções epistemológicas construtivistas.
O objetivo do presente trabalho é apresentar a estrutura da Metodologia dos Desafios
com relação às fundamentações da epistemologia genética construtivista de Jean Piaget.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2004-03-25

Como Citar

REICHERT, C. L. METODOLOGIA DOS DESAFIOS e a Epistemologia Construtivista. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 2, n. 1, 2004. DOI: 10.22456/1679-1916.13710. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13710. Acesso em: 17 abr. 2024.