Competências socioafetivas em ambientes virtuais de aprendizagem: uma discussão do conceito
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.126686Palavras-chave:
competências, aspectos socioafetivos, ambiente virtual de aprendizagem, educação a distânciaResumo
Este artigo tem por objetivo discutir o conceito de competências socioafetivas (CSA) nas interações que ocorrem em ambientes virtuais de aprendizagem (AVA). Para isso, é feita uma discussão teórica-prática trazendo definições importantes da literatura a fim de entender os cenários socioafetivos inferidos nas ferramentas Mapa Social e Mapa Afetivo do AVA ROODA. Trata-se de um estudo de caso, onde a metodologia é qualitativa, do tipo interpretativa, de natureza exploratória. O público-alvo é composto por estudantes de pós-graduação na modalidade EaD de uma Universidade pública do Brasil. A análise dos dados revelou um grupo de participantes consciente sobre a importância da modalidade EaD, principalmente quanto à colaboração. Em relação aos aspectos afetivos, predominou um estado de ânimo positivo para a maioria dos estudantes. Isso demonstra um perfil de motivação da turma durante as interações no ambiente virtual. Portanto, a partir dos dados coletados, em conjunto com a discussão teórica, foram identificadas cinco competências socioafetivas a serem construídas na EaD: Engajamento, Resiliência, Autogestão, Abertura ao Novo e Empatia. Desse modo, apresenta-se como resultado desta investigação a relação de cada indicador socioafetivo com as CSA.
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