As inteligências múltiplas e as ferramentas educacionais desenvolvidas para auxiliar os processos de ensino-aprendizagem de Lógica de Programação
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.126685Palavras-chave:
Teorias da aprendizagem, ferramentas educacionais, inteligências múltiplas, Lógica de Programação, softwares educacionaisResumo
Este estudo busca identificar as ferramentas e os softwares educacionais direcionados à programação, desenvolvidos entre os anos de 1981 e 2019, visando analisá-los em relação à teoria das inteligências múltiplas. O mapeamento dessas ferramentas e softwares baseou-se na correlação entre o conteúdo didático que apresentam e as inteligências múltiplas mais aderentes a elas. Para isso, foi realizada uma pesquisa em bases de dados para identificar as ferramentas existentes e, a partir de parâmetros pré-definidos, buscou-se associar o estímulo da habilidade a cada inteligência. Como principais resultados, verificou-se que entre as ferramentas há um déficit principalmente em relação a contemplar estudantes que apresentam de maneira mais aflorada as inteligências naturalista, interpessoal e intrapessoal. A análise dos dados permite, além de auxiliar os professores na escolha de ferramentas educacionais mais adequadas a cada perfil de estudantes, repensar o desenvolvimento de ferramentas ou softwares mais personalizados, que efetivamente desenvolvam competências e habilidades, e que possuam diversidade na apresentação de conteúdos o suficiente para atender aos diversos tipos de inteligências.
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