O uso da realidade aumentada na educação básica brasileira: um mapeamento sistemático

Autores

  • Júlio César da Silva Dantas UFRN
  • Adja Ferreira de Andrade UFRN

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.126679

Palavras-chave:

Realidade aumentada, educação básica, mapeamento sistemático

Resumo

A realidade aumentada sai das obras de ficção científica e entra, cada vez mais, no cotidiano imediato das pessoas; e, espelhando as mudanças que sofre a sociedade, a escola também acolhe essa tecnologia. Destarte, esse trabalho busca compreender como tem se dado a implementação de práticas que lancem mão da realidade aumentada no contexto da educação básica brasileira, conhecendo os seus instrumentos, métodos de ensino, avaliação, áreas do conhecimento e níveis de educação em que ocorre o uso. Para isso, usa o método de mapeamento sistemático de literatura e justifica-se não só em conhecer o paradigma de aplicações, mas em identificar lacunas de pesquisa pouco exploradas que podem ser endereçadas por estudos posteriores. As principais conclusões deste estudo versam sobre o grande número de trabalhos que usa a realidade aumentada de maneira demonstrativa, que poucos trabalhos avaliam o conteúdo trabalhado, escassez de trabalhos que versam sobre a área de linguagens ou as ciências humanas e a preferência pelo uso dos smartphones, pela tecnologia baseada em marcadores, os conteúdos de Física e o ensino médio como contexto de aplicação. Como resultado, essa pesquisa visa difundir e incentivar os professores que pretendem usar a realidade aumentada em suas práticas pedagógicas.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

CÉSAR DA SILVA DANTAS, J. .; FERREIRA DE ANDRADE, A. . O uso da realidade aumentada na educação básica brasileira: um mapeamento sistemático. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 20, n. 1, p. 315–327, 2022. DOI: 10.22456/1679-1916.126679. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/126679. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Realidade virtual e aumentada na Educação