Uma Abordagem de Descoberta de Conhecimento para Desvendar Causas da Evasão Escolar
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.126674Palavras-chave:
abordagem de descoberta de conhecimento, evasão escolar, classificação, previsãoResumo
O abandono da universidade é um dos problemas mais intrigantes e cruciais da educação. Esse problema permeia os vários níveis e modalidades de educação e gera perdas para todos os envolvidos no processo educacional. Portanto, é essencial o desenvolvimento de métodos eficientes para prever o risco de abandono de estudantes, permitindo que as instituições adotem ações proativas para minimizar a situação. Assim, objetiva-se com este trabalho, apresentar uma abordagem de descoberta de conhecimento em banco de dados desenvolvida para a previsão de grupos de alunos em risco de abandono nos cursos presenciais de ensino superior. A abordagem foi validada, utilizando dados de ex-alunos de um curso superior (Ciência da Computação) da UFERSA campus UFERSA, utilizando modelos de classificação.
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