Análise da evasão feminina nos cursos de Ciência da Computação das universidades públicas e presenciais de Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.126669Palavras-chave:
Mulheres, Ensino Superior, Evasão, Ciência da Computação, Análise de dadosResumo
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) as mulheres são maioria no ensino superior brasileiro, no entanto no escopo dos cursos de computação essa realidade é muito diferente. Tendo isso em vista, apresenta-se aqui uma análise dos dados públicos do ensino superior brasileiro, com foco nos cursos de bacharelado em Ciência da Computação nas universidades de ensino presencial e públicas do estado de Santa Catarina, abrangendo os anos de 2015 a 2019. O trabalho tem como objetivo apresentar as relações comparativas entre gênero, evasão e demais fatores impactantes como raça, forma de ingresso e idade. Como resultado, apresenta-se uma grande disparidade no número de homens e mulheres nos cursos analisados, observando a maior evasão em ambos os gêneros acima de 35 anos.
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