Uma análise da plataforma Khan Academy como ferramenta de apoio ao estudo de Cálculo Diferencial e Integral I
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.126509Resumo
O estudo de Cálculo Diferencial e Integral faz parte da formação básica de diversos cursos do ensino superior. Historicamente, tais disciplinas possuem altos índices de evasão e reprovação. Dentre as possíveis alternativas que visam minimizar tal problema, algumas baseiam-se na adoção das tecnologias digitais. Neste trabalho, apresentamos uma análise da utilização da plataforma Khan Academy como ferramenta de apoio complementar no ensino de Cálculo Diferencial e Integral I. Para tanto, foi desenvolvido um estudo de caso com um grupo de licenciandos em Matemática por meio de um curso de nivelamento. A Khan Academy apresenta diversos pontos positivos como a possibilidade de rever os conteúdos já estudados. Entretanto, certas limitações podem prejudicar o desenvolvimento dos alunos, como por exemplo algumas divergências nas terminologias empregadas em sala de aula e na plataforma, e erros de continuidade dos conteúdos apresentados. Com base na percepção dos alunos do curso de nivelamento, constatamos que a plataforma pode contribuir para a melhoria do nível de aprendizado sem, necessariamente, aumentar o tempo de dedicação aos estudos de Cálculo I.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).