A CONSTRUÇÃO DO BLOG COMO PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.41679Palavras-chave:
abstração reflexionante, portfólio de aprendizagem, blog, educação a distânciaResumo
Este artigo tem como objetivo o estudo do processo de construção da compreensão do Blog como Portfólio de Aprendizagem, por meio da análise desta ferramenta, realizada pelos próprios sujeitos. A análise dos alunos acerca do uso dos blogs foi realizada a partir do conceito de abstração reflexionante proposto por Piaget. A coleta de dados ocorreu a partir do levantamento dos registros de 15 blogs de um grupo de alunos de um dos cinco polos do Curso de Pedagogia Licenciatura na modalidade a distância da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Os dados foram organizados com o apoio do software de pesquisa Nvivo e analisados a partir da teoria. Foram propostos níveis elencados em quatro categorias: i) Compreensão empírica; ii) Compreensão Pseudo-empírica; iii) Compreensão refletida; iv) Compreensão Meta- refletida. Concluímos que no decorrer do curso os alunos elaboraram postagens que puderam ser compreendidas nos diversos níveis de abstração, conforme categorias mencionadas. Se no início do curso o blog era entendido apenas com um espaço para escrever, a ideia de portfólio foi construída nas interações oportunizadas pelo acompanhamento dos tutores e professores e pela rede de aprendizagem na qual ocorriam trocas constantes entre os alunos.Downloads
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Publicado
2013-07-30
Como Citar
ZIEDE, M. L.; CHARCZUK, S. B.; ARAUJO, A.; ARAGON, R. A CONSTRUÇÃO DO BLOG COMO PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-1916.41679. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41679. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
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Artigos
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