Projeto MOVIDA: uma análise do processo de inclusão digital visando à inclusão social

Autores

  • Miriam N. Klemann Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Alessandra P. Rodrigues Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Liliana M. Passerino Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Clevi Rapkiewicz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30913

Palavras-chave:

inclusão digital, inclusão social, Projeto MOVIDA

Resumo

Recursos físicos e conectividade não garantem a inclusão digital. A inclusão digital é um processo estabelecido dentro de uma sociedade mais ampla que busca satisfazer necessidades relacionadas com qualidade de vida. O presente artigo apresenta uma análise realizada a partir do Projeto MOVIDA sob o aspecto da inclusão digital, com o objetivo de verificar que tipo de inclusão social o mesmo propicia. Como metodologia foi realizado o levantamento de dados e a análise com base nas variáveis propostas por Warschauer (2006). Como principal resultado acredita-se que a metodologia utilizada favorece a análise dos impactos da inclusão digital no processo de inclusão social, a qual permitiu identificar os impactos no Projeto MOVIDA.

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Publicado

2012-07-20

Como Citar

KLEMANN, M. N.; RODRIGUES, A. P.; PASSERINO, L. M.; RAPKIEWICZ, C. Projeto MOVIDA: uma análise do processo de inclusão digital visando à inclusão social. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30913. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30913. Acesso em: 28 mar. 2024.