Linguagem de programação por meio de smartphones possibilitando aprendizagens matemáticas

Autores

  • Anelise Baur Viganó PPGIE/UFRGS
  • Bernarda Souza de Menezes PPGIE/UFRGS
  • Marcus Basso PPGIE/UFRGS
  • Márcia Rodrigues Notare PPGIE/UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110293

Palavras-chave:

Aprendizagens Matemáticas, Linguagem de Programação, Smartphones, Grasshopper.

Resumo

Este trabalho observou as aprendizagens matemáticas, desenvolvidas com a apropriação da linguagem de programação no aplicativo Grasshopper. O aplicativo foi utilizado no smartphone, por alunos do ensino básico, durante oficinas realizadas de forma remota por meio de videoconferência, para estudar sequências numéricas. Tal estudo teve caráter qualitativo, determinado como pesquisa-ação, e foi realizado com cinco estudantes. A seleção destes participantes ocorreu por meio da participação efetiva nas oficinas. Para a análise das práticas, foram utilizados os referenciais teóricos de MLearning e as reflexões de Seymour Papert sobre os objetos-de-pensar-com. Observouse que o uso do Grasshopper no smartphone, possibilitou aos participantes das oficinas o desenvolvimento de saberes matemáticos, tais como a construção de leis de formação de sequências, o reconhecimento dos números pares como múltiplos de dois, as propriedades comutativa e distributivas da soma em uma equação de primeiro grau e a recursividade. Além disso, identificou-se um envolvimento dos alunos com as atividades desenvolvidas pela oficina.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

BAUR VIGANÓ, A.; SOUZA DE MENEZES, B.; BASSO, M.; RODRIGUES NOTARE, M. Linguagem de programação por meio de smartphones possibilitando aprendizagens matemáticas. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 531–540, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110293. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110293. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Tecnologias móveis e mobile learning na formação