Modelagem do Problema de Cobertura de Conjunto para Recomendação de Objetos de Aprendizagem aplicado ao Repositório do YouTube

Autores

  • Eduardo Augusto Costa Trindade UFVJM
  • Luciana Pereira de Assis UFVJM
  • Alessandro Vivas Andrade UFVJM
  • Henrique Carlos Fonte Boa Carvalho UFVJM
  • Cristiano Grijó Pitangui UFSJ
  • Fabiano Azevedo Dorça UFU

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110254

Palavras-chave:

Recomendação, Objetos de Aprendizagem, Ensino eletrônico, YouTube.

Resumo

Este trabalho propõe um novo modelo para o Problema de Cobertura de Conjunto utilizado no processo de recomendação de objetos de aprendizagem. Cada objeto traz um conjunto de conceitos e, para evitar uma sobrecarga cognitiva do aprendiz, é necessário atentar-se para as repetições desses conceitos. Assim, a modelagem proposta consiste na seleção de um conjunto de objetos com menor custo e menor repetição de conceitos. Para solucionar o problema foi utilizado um algoritmo genético associado à um sistema de recomendação de objetos integrado à API do YouTube. Os resultados dos experimentos demonstram que a abordagem proposta se mostra promissora, possibilitando uma recomendação eficiente de vídeos que atenda `as requisições do usuário.

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Publicado

2021-01-04

Como Citar

AUGUSTO COSTA TRINDADE, E.; PEREIRA DE ASSIS, L.; VIVAS ANDRADE, A.; CARLOS FONTE BOA CARVALHO, H.; GRIJÓ PITANGUI, C.; AZEVEDO DORÇA, F. Modelagem do Problema de Cobertura de Conjunto para Recomendação de Objetos de Aprendizagem aplicado ao Repositório do YouTube. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 358–367, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110254. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110254. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Mineração de dados educacionais