Tecnologias Aplicadas ao Ensino e Aprendizagem com Línguas de Sinais: Um Mapeamento Sistemático Sob as Perspectivas Nacional e Internacional
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.110217Palavras-chave:
Mapeamento Sistemático, Línguas de Sinais, Tecnologia, Ensino e Aprendizagem, Educação.Resumo
O advento da tecnologia vem impactando positivamente as dinâmicas de ensino e aprendizagem. De fato, a união entre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e práticas pedagógicas modernas tem proporcionado ambientes educacionais mais dinâmicos e inclusivos. Nesse contexto, este trabalho tem como principal objetivo obter uma visão geral das soluções tecnológicas que vêm sendo utilizadas no ensino com ênfase nas línguas de sinais. Além disso, os seguintes objetivos específicos foram definidos: (i) identificar os tipos de soluções investigadas; (ii) apresentar os tópicos educacionais mais relevantes; e (iii) identificar as línguas de sinais mais exploradas. Para isso, um Mapeamento Sistemático (MS) foi conduzido, no qual foram consideradas as buscas manual e automatizada. O MS identificou 185 estudos primários, obtendo um panorama das principais soluções tecnológicas relacionadas ao domínio das línguas de sinais na educação. Com isso, também foi possível delinear as publicações com foco na Libras. De modo geral, este estudo conclui que as tecnologias já vêm contribuindo consistentemente para o ensino e aprendizagem através das línguas de sinais. Nesse sentido, a grande diversidade tecnológica das soluções foi discutida, além das nuances com relação aos tópicos de ensino e línguas de sinais exploradas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores dos artigos publicados na RENOTE retém os direitos autorais de suas obras e autorizam o CINTED/UFRGS a publicá-las de acordo com os termos da licença Creative Commons Attribution-NonComercial 4.0 International Public License (CC BY-NC-SA 4.0). Dessa forma, fica permitido aos autores ou a terceiros a reprodução ou distribuição, em parte ou no todo, de material extraído dessas obras, de forma verbatim, adaptada ou remixada, bem como a criação ou produção a partir do conteúdo dessas obras, para fins não comerciais, desde que sejam atribuídos os devidos créditos às criações originais. Cópias das obras não devem ser utilizadas de nenhum modo que implique o endosso da UFRGS. Sendo assim, os autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).