O CIBERC@FE NA CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.30937Palavras-chave:
aprendizagem, comunidade, interacção, partilha e prática.Resumo
O processo de desenvolvimento de uma turma de um curso de mestrado oferecido na modalidade online e na perspectiva de criação de uma comunidade de aprendizagem conduziu-nos à análise das interacções no módulo destinado à socialização dos estudantes, visando identificar as características do grupo que se ia constituindo. Dentro deste espaço a opção recaiu sobre um tópico de natureza não formal, pelo que está isento de qualquer princípio estruturante – o café (aqui designado por Ciberc@fe). Na presente comunicação, após uma ‘introdução’, que permitirá contextualizar a turma como o espaço da investigação desenvolvida, traça-se um quadro teórico, suportado, fundamentalmente, nos estudos de Étienne Wenger. Depois, apresenta-se o resultado da análise das interacções do grupo seleccionado e no espaço referido. Por fim, na sequência desta análise afigura-se que, num primeiro momento, a turma se identificou como uma ‘comunidade de prática’, para, a seguir, evoluir para uma comunidade que tem um objectivo comum: aprendizagens pré-definidas. Evidenciam-se as características da comunidade de prática, admitidas como o suporte da comunidade de aprendizagem.Downloads
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Publicado
2012-07-20
Como Citar
GASPAR, M. I.; OLIVEIRA, I.; BEHAR, P. A. O CIBERC@FE NA CONSTRUÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE APRENDIZAGEM. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30937. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30937. Acesso em: 18 abr. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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