A colaboração em cursos de educação a distância: uma proposta construcionista social

Autores

  • Vera Cecília Frossard Escola Nacional de Saúde Pública
  • Sergio Arouca Fundação Oswaldo Cruz

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14378

Palavras-chave:

Construcionismo Social, Educação a distância, Colaboração.

Resumo

Vivenciamos hoje em dia na Internet um vibrante ambiente de colaboração na produção de informação, conhecimento e cultura. Este cenário é mais tímido quando o contexto é a educação a distância em processos formais de ensino. É comum cursos a distância se valerem de estratégias tais como o oferecimento de bônus e o incremento de notas para a promoção coletiva de saberes, o que acontece tão espontaneamente na comunidade
internauta. O trabalho busca refletir o porquê desta diferença. O Construcionismo Social é aqui trazido como um aporte teórico relevante para a educação a distância, no incremento da co-construção de saberes e colaboração entre pares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-12-28

Como Citar

FROSSARD, V. C.; AROUCA, S. A colaboração em cursos de educação a distância: uma proposta construcionista social. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2007. DOI: 10.22456/1679-1916.14378. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14378. Acesso em: 28 mar. 2024.