Transversalidade e Tecnologias de Informação e Comunicação ensinando Química utilizando um ambiente virtual com tema gerador Água
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.13940Palavras-chave:
Ambiente Virtual de Ensino, Ensino de Química, Informática na EducaçãoResumo
Este projeto utiliza o Ambiente Virtual para o Estudo de Ciências (AVEC) veiculado através da internet, com a finalidade de ensinar Química a partir da Química Ambiental. Esta proposta visa desenvolver um modelo de construção do conhecimento para que o ensino de Química tenha uma melhor fundamentação teórica e que atenda a demandasocial por um ensino contextualizado e sintonizado com as necessidades tecnológicas atuais. O ambiente é baseado na metodologia ABC (Aprendizagem Baseada em Casos) e
é composto de duas situações-problema relacionadas ao tema Água, sendo que a primeira está direcionada para professores e licenciandos de Química e a segunda para serem usados pelos professores com seus alunos no Ensino Médio. A situação problema enfatiza a escassez de água no planeta e sua poluição, ao mesmo tempo em que ensina Química. O AVEC-Química foi utilizado com licenciandos e professores de Química. O grupo de licenciandos participou ativamente se mostrando motivado e apresentando ao final uma avaliação positiva do ambiente com um aprendizado sobre os temas abordados que permitiram verificar a validade deste ambiente criado para o ensino de Química através da Química Ambiental.
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Publicado
2005-11-17
Como Citar
PAMPLONA, M. H.; RAPKIEWICZ, C. E.; CANELA, M. C. Transversalidade e Tecnologias de Informação e Comunicação ensinando Química utilizando um ambiente virtual com tema gerador Água. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 2, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13940. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13940. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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