Um framework para concepção de Smart Learning Environments

Autores

  • Pedro David Netto Silveira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - PPGI - Vitória - ES Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) - NI - Alegre - ES
  • Davidson Cury Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - PPGI - Vitória - ES
  • Crediné Silva de Menezes Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) - PPGI - Vitória - ES Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) - PPGIE - Porto Alegre - RS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.110193

Palavras-chave:

Ecossistema de aprendizagem, Framework, Smart Learning Environment

Resumo

A consequência da imersão da sociedade na cultura digital, é uma tendência em avançarmos rumo a uma escola digital apoiada pela aprendizagem informal e personalizada. Os ecossistemas de aprendizagem, se devidamente fomentados, são um potencializador desta escola em meio a esse processo de transformação. Propomos neste artigo um framework para apoiar a modelagem de ambientes de aprendizagem inteligentes capazes de estimular as interações nos diversos ecossistemas que participamos e dessa forma favorecer a construção do conhecimento. Também apresentamos três instâncias do framework, a primeira para demonstrar a concepção de um ambiente inteligente de recomendações de nossa autoria para apoiar a aprendizagem enquanto as outras duas são para fins de validação, demonstrando que o framework é capaz de atender as especificações de sistemas previamente existentes que notadamente se comportem como um ambiente de aprendizagem inteligente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-01-04

Como Citar

DAVID NETTO SILVEIRA, P.; CURY, D.; SILVA DE MENEZES, C. Um framework para concepção de Smart Learning Environments. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 18, n. 2, p. 21–30, 2021. DOI: 10.22456/1679-1916.110193. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/110193. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ambientes Inteligentes para Aprendizagem