Acompanhamento da escrita coletiva a distância: tecnologia para apoiar a ação docente

Autores

  • Alexandra Lorandi Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Patricia Alejandra Behar Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Eliseo Berni Reategui Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30911

Palavras-chave:

Produção textual coletiva, Mineração de Texto.

Resumo

Este artigo destaca a construção e a contribuição da Rede de Conceitos, uma ferramenta desenvolvida com o objetivo de apoiar a prática pedagógica do professor para o acompanhamento da produção de textos no Editor de Texto Coletivo (ETC). Foi a partir de diferentes práticas desenvolvidas neste Editor que se percebeu a dificuldade que o docente tem para administrar o alto e permanente volume de dados advindos das produções textuais coletivas apoiadas pelos recursos digitais, neste caso o ETC. A Rede foi desenvolvida através da tecnologia de mineração de textos e, a partir dos seus resultados, favorece a otimização do tempo de leitura do professor diante do alto e permanente volume de dados gerados na produção coletiva.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

MACEDO, A. L.; BEHAR, P. A.; REATEGUI, E. B. Acompanhamento da escrita coletiva a distância: tecnologia para apoiar a ação docente. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30911. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30911. Acesso em: 28 mar. 2024.