Aplicando Arquiteturas Pedagógicas em Objetos Digitais Interativos

Autores

  • Crediné Silva de Menezes UFRGS e UFES
  • Cláudio Ferretti UFRGS
  • Edson Luiz Lindner UFRGS
  • Antonio Fonseca de Lira UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.14138

Palavras-chave:

aprendizagem, arquitetura pedagógica, objetos de aprendizagem, educação a distância

Resumo

As Arquiteturas Pedagógicas aplicadas aos objetos digitais interativos, devem permitir o desenvolvimento dos conceitos e estruturas cognitivas, tendo como idéia central a natureza do objeto e as características iniciais do problema. A  concepção dessa arquitetura pode se realizar por meio de tutorias, presenciais ou virtuais, enquanto propiciam a construção cooperativa de conceitos. Neste artigo apresentamos dois exemplos de Arquiteturas Pedagógicas. Um em grupo e outro
individual, ambos aplicados em estudantes de escolas públicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2006-12-22

Como Citar

MENEZES, C. S. de; FERRETTI, C.; LINDNER, E. L.; LIRA, A. F. de. Aplicando Arquiteturas Pedagógicas em Objetos Digitais Interativos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 4, n. 2, 2006. DOI: 10.22456/1679-1916.14138. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/14138. Acesso em: 18 abr. 2024.