Imagine e Shapari - Software gráficos no Ensino e Aprendizagem de Matemática

Autores

  • Melissa Meier
  • Susana Seidel
  • Marcus Vinicius de Azevedo Basso

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13813

Palavras-chave:

software gráfico, atividades desafiadoras, avaliação.

Resumo

O uso de software para abordar alguns conceitos de Matemática, segundo a
nossa experiência, tem se mostrado eficiente. Isso porque é uma maneira atraente de
tratar a Matemática, tão temida na escola e muito pouco apreciada pelos alunos. Nesse
artigo, vamos apresentar algumas maneiras de trabalhar com dois softwares: Imagine e
Shapari. Esses dois são softwares gráficos, fáceis de usar, mas que possibilitam a
abordagem de alguns conceitos matemáticos importantes, tais como: formas
geométricas, medidas, matrizes e transformações geométricas. Podemos criar atividades
nesses softwares que potencializem a utilização desses conceitos, de maneira lúdica e
interessante, sem necessitar a memorização de fórmulas e regras. Outro ponto que
vamos abordar é a forma diferenciada de avaliação que o uso de informática possibilita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2005-06-16

Como Citar

MEIER, M.; SEIDEL, S.; BASSO, M. V. de A. Imagine e Shapari - Software gráficos no Ensino e Aprendizagem de Matemática. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 1, 2005. DOI: 10.22456/1679-1916.13813. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13813. Acesso em: 17 abr. 2024.