For-chat: uma comunidade virtual construindo sentido, autoria e conceitos em um ambiente cooperativamente interativo

Autores

  • Querte Mehlecke FACAT
  • Margarete Axt UFRGS
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.13639

Palavras-chave:

For-chat, sentido, autoria, discurso, ambiente virtual de aprendizagem

Resumo

comunicação mediada por computador é um elemento fundamental no processo de ensino e aprendizagem em ambientes de educação a distância. Neste sentido, o for-chat (ferramenta de comunicação síncrona e assíncrona) foi o meio pelo qual procurou-se, através da teoria de Bakhtin, aplicar a prática, estudando o discurso, autoria e conceitos construídos pelos estudantes no decorrer das interações nesse ambiente. Destaca-se alguns diálogos que ilustram as interações e autorias coletivas, cujos resultados propiciarão uma reflexão dos efeitos do for-chat no processo de ensino e aprendizagem nos ambientes virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vice-Diretora do CINTED - UFRGS

Downloads

Publicado

2003-02-28

Como Citar

MEHLECKE, Q.; AXT, M.; TAROUCO, L. M. R. For-chat: uma comunidade virtual construindo sentido, autoria e conceitos em um ambiente cooperativamente interativo. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 1, n. 1, 2003. DOI: 10.22456/1679-1916.13639. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/13639. Acesso em: 29 mar. 2024.