Análise do uso de mensagens de celular na melhoria da participação de estudantes em cursos a distância: um estudo de caso

Autores

  • Edgar Marçal Universidade Federal do Ceará
  • Rossana Andrade Universidade Federal do Ceará
  • Windson Viana Universidade Federal do Ceará
  • Eduardo Junqueira Universidade Federal do Ceará
  • Rosemeiry Melo Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.70639

Palavras-chave:

Mobile Learning, Mensagens de Celular e E-Learning.

Resumo

Estudos têm mostrado os benefícios das mensagens de celular na educação.
Pesquisadores argumentam que estudos devem ser conduzidos para se avaliar a extensão dos benefícios e melhor identificar em quais contextos as mensagens móveis são aplicadas da melhor forma. Nesse sentido, esse artigo examinou a utilização das mensagens SMS em um curso a distância com 474 alunos. O principal objetivo foi descobrir se o uso desta tecnologia poderia melhorar a participação dos estudantes no curso. Os estudantes foram divididos em dois grupos e os resultados mostram que os alunos que receberam as mensagens móveis tiveram resultados significativamente superiores aqueles que não receberam, sendo quase 20% mais efetivos com relação ao cumprimento das atividades e até 78 horas mais rápidos para concluí-las.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-29

Como Citar

MARÇAL, E.; ANDRADE, R.; VIANA, W.; JUNQUEIRA, E.; MELO, R. Análise do uso de mensagens de celular na melhoria da participação de estudantes em cursos a distância: um estudo de caso. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 14, n. 2, 2016. DOI: 10.22456/1679-1916.70639. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/70639. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

TIC e seus efeitos na configuração das ecologias cognitivas