Web 2.0 e Pesquisa: Um Estudo do Google Docs em Métodos Quantitativos

Autores

  • Adriana Freire da Silva UNEAL
  • Dayvid Evandro da Silva Lós UNEAL
  • Djalma Rodolfo da Silva Lós UNEAL

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.25141

Palavras-chave:

Web 2.0. Google Docs. Questionários

Resumo

As abordagens inovadoras de ensino vêm se configurando como o meio mais eficiente de se  alcançar uma educação de qualidade. Nesse contexto, as ferramentas da Web 2.0 aliam-se cada vez mais às práticas educativas a fim de alcançar seus objetivos.Entretanto, percebemos que nas pesquisas  Survey poucas mudanças ocorreram nas práticas de gerenciar/administrar os questionários. Diante desse quadro, este trabalho busca  realizar reflexões sobre a contribuição das ferramentas da  Web 2.0, em especial o Google Docs, na pesquisa  Survey, partindo  de  questionamentos  acerca do uso  dessaferramenta  mediando os processos de elaboração, disponibilização e avaliação dos questionários. Procuramos responder  aos questionamentos a partir de um estudo bibliográfico e análises de duas formas de apresentação dos questionários, uma na forma do texto impresso e outra  através do  Google Docs. Percebemos que o uso dessa ferramenta possibilita ao pesquisador uma diversidade de estratégias como também uma economia coletiva  nos processos do método de pesquisa

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Publicado

2011-12-28

Como Citar

SILVA, A. F. da; LÓS, D. E. da S.; LÓS, D. R. da S. Web 2.0 e Pesquisa: Um Estudo do Google Docs em Métodos Quantitativos. RENOTE, Porto Alegre, v. 9, n. 2, 2011. DOI: 10.22456/1679-1916.25141. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/25141. Acesso em: 25 jun. 2025.