Simulating Systems-of-Systems Dynamic Architectures

Autores

Palavras-chave:

dynamic architecture, system-of-systems, simulation

Resumo

Systems-of-Systems (SoS) combine heterogeneous, independent systems to offer complex functionalities for highly dynamic smart applications. Due to their critical nature, SoS should be reliable and work without interruption that could cause serious losses. SoS architectural design can facilitate the prediction of the impact of failures due to SoS behavior. However, existing approaches do not support such evaluation. The main contribution of this paper is to present Dynamic-SoS, an approach to predict, at design time, the SoS architectural behavior at runtime to evaluate whether the SoS can sustain their operation. Results of our multiple case studies reveal Dynamic-SoS is a promising approach that could contribute to the quality of SoS by reliably enabling prior assessment of their dynamic architecture.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wallace Alves Esteves Manzano, Universidade de São Paulo

Bacharelando em Sistemas de Informação pelo Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC-USP). Tem interesse na área de Arquitetura de Software e Engenharia de Software.

Valdemar Vicente Graciano Neto, Universidade Federal de Goiás

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo e University of Southern Brittany  (França) em um programa de cotutelos. Valdemar ocupa uma posição permanente na Universidade Federal de Goiás (UFG) em Goiânia, Brasil, desde 2014. Sua especialidade é Sistemas de Informação, Engenharia de Software com foco em Arquitetura de Software e Engenharia de Modelagem. Seu tópico de pesquisa atual é Sistemas de Sistemas.

Elisa Yumi Nakagawa, Universidade de São Paulo

É professora associada do Departamento de Sistemas de Computação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC/USP). Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional do ICMC/USP (Nível 7 da Capes) como orientadora de alunos de mestrado e doutorado e como responsável por disciplinas de pós-graduação. Possui o título de livre docência (2013), de doutor (2006) e de mestre (1998) em Ciências de Computação e Matemática Computacional pela USP. É bacharel em Ciências de Computação também pela USP (1994). Tem experiência na área de Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: arquitetura de software, arquitetura de referência, sistemas-de-sistemas, linha de produto de software, teste de software, ontologia e software livre. Dentre os temas pesquisados, tem-se o estabelecimento, representação, avaliação e utilização de arquiteturas de referência, inclusive em sistemas-de-sistemas.

Downloads

Publicado

2019-06-17