Reconstrução 3D de Objetos com Kinect e Câmera Digital

Autores

  • Daniel de Sousa Alves Loura Universidade Federal da Bahia
  • Yuri de Matos Alves de Oliveira Universidade Federal da Bahia
  • Pedro Oliveira Raimundo Universidade Federal da Bahia
  • Karl Philips Apaza Agüero Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Reconstrução 3D, Escaneamento, Kinect

Resumo

Objetos com áreas superficiais complexas e detalhes de reprodução manual impraticável em software de Computer Aided Design (CAD) são os principais alvos dos processos de escaneamento e reconstrução 3D. Neste trabalho, foi concebido um método para a reconstrução e geração de modelos 3D. Informações de geometria e cor de objetos reais foram respectivamente capturadas por um sensor de profundidade Microsoft Kinect 360 e uma câmera digital de alta qualidade, objetivando um processo de baixo custo. Apresenta a metodologia, equipamentos, processos e resultados iniciais da reconstrução 3D de objetos culturais importantes do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da UFBA.

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Biografia do Autor

Daniel de Sousa Alves Loura, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Engenharia de Controle e Automação de Processos na Universidade Federal da Bahia.

Yuri de Matos Alves de Oliveira, Universidade Federal da Bahia

Graduando em Engenharia de Controle e Automação de Processos na Universidade Federal da Bahia.

Pedro Oliveira Raimundo, Universidade Federal da Bahia

Mestrando no Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia.

Karl Philips Apaza Agüero, Universidade Federal da Bahia

Docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da Universidade Federal da Bahia. Pós-Doutorado pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2018-12-08

Edição

Seção

Computação Gráfica e Processamento de Imagens