Desenvolvimento de um Sistema de Automação Residencial com a Aplicação de Android e Arduino

Autores

  • Celice A. M. Argenta Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra
  • Hentony P. P. Francisco Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra
  • Wagner K. N. Junior Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra
  • Gustavo da S. Maciel Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra
  • Simone S. F. Souza Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Tangará da Serra.
  • Fábio R. Chavarette Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"(UNESP).
  • Fernando Parra dos Anjos Lima Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra

Palavras-chave:

Desenvolvimento, Automação Residencial, Android, Arduino

Resumo

Neste trabalho apresenta-se o processo de desenvolvimento, construção e testes de um protótipo para automação residencial usando Android e Arduino. Para a implementação do protótipo, foi construída uma maquete de simulação de uma residência, onde foi desenvolvido o sistema de automação usando componentes eletrônicos e Arduino. Já o sistema de controle da automação foi feito usando uma conexão bluetooth e um aplicativo móvel Android, que foi desenvolvido na plataforma App Inventor 2, disponibilizada online pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Na montagem do protótipo modelo, foram utilizados materiais de baixo custo e foi criado um aplicativo bem simples e de fácil utilização. As funcionalidades implementadas foram: ligar e desligar luzes, abertura e fechamento do portão, medição de temperatura e umidade relativa do ambiente. Estas funcionalidades são genéricas, e representam como pode ser feita a automação de qualquer acionamento elétrico dentro da residência. A principal contribuição com a proposta deste projeto é o desenvolvimento de um ambiente controlado de análise e simulação em pequena escala de um sistema de automação residencial. Por fim, pode-se ressaltar que o sistema desenvolvido é eficiente, possui controle preciso e baixo custo de implementação e operacional, tornando possível a aplicação em sistemas reais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celice A. M. Argenta, Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra

Discente do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra

Hentony P. P. Francisco, Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra

Discente do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra

Wagner K. N. Junior, Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra

Discente do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra

Gustavo da S. Maciel, Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra

Discente do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra

Simone S. F. Souza, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Tangará da Serra.

Possui graduação em Matemática pela UNIFADRA - Dracena - SP (2009), Mestrado em Engenharia Elétrica pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Ilha Solteira - SP (2013) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela UNESP - Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho", Ilha Solteira - SP (2017). Durante o seu Doutorado realizou um estágio sanduíche pelo período de 12 meses, compreendido entre agosto/2014 à agosto/2015, no Centro de Sistemas de Energia (CPES), no INESC-TEC Porto/Portugal. No ano de 2018, concluiu o Pós-doutorado no programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da UNESP, campus Ilha Solteira, na área de diagnóstico de falhas estruturais utilizando computação inteligente. Também em 2018, conquistou o 1° Lugar como melhor Tese de Doutorado na área de Energia Limpa, Eficiente e Sustentável no 1° Prêmio UNESP de Teses. Atualmente é Professora na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Tangará da Serra.

Fábio R. Chavarette, Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"(UNESP).

Possui graduação em Bacharel em Ciências da Computação pela Escola de Engenharia de Piracicaba (1996), especialização em computação pela UFSCar e Uniclar (1998), mestrado em Física Aplicada (Rio Claro) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2005) , Pós-Doutoramento (2010) no estudo do Comportarmento de Sistemas Micro-Eletro-Mecânico (MEMS), no Departamento de Estatística, Matemática Aplicada e Computação, pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho de Rio Claro e Livre Docência (2018) em Computação Científica pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"(UNESP). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Matemática da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira (FEIS), da Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho"(UNESP).

Fernando Parra dos Anjos Lima, Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT), Campus Avançado Tangará da Serra

Possui graduação em Engenharia da Computação pelo UniSALESIANO (2010). Mestrado em Engenharia Elétrica (2013), Mestrado em Engenharia Mecânica (2014) e Doutorado em Engenharia Elétrica (2016), todos, pela UNESP, campus de Ilha Solteira. Durante o seu Doutorado realizou um estágio sanduíche pelo período de 12 meses, compreendido entre agosto/2014 à agosto/2015, no Centro de Sistemas de Energia (CPES), no INESC-TEC Porto/Portugal. No ano de 2017, concluiu o Pós-doutorado no programa de pós-graduação em Engenharia Mecânica da UNESP, campus Ilha Solteira, na área de diagnóstico de falhas estruturais utilizando metodologias híbridas inteligentes. Atualmente é Professor de Informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). Possui experiência nos seguintes temas: Sistemas Inteligentes (redes neurais artificiais, Lógica Fuzzy, Sistemas imunológicos artificiais, transformada Wavelet), Monitoramento da Integridade Estrutural (SHM), Automação de Sistemas Elétricos, Análise de Mercado de Energia Elétrica, Aplicações de eletrônica analógica e digital, Microprocessadores, Arduino, Raspberry pi, Aplicações Móveis, Desenvolvimento Web, Redes de Computadores e Robótica.

Downloads

Publicado

2020-07-21

Edição

Seção

Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais