AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS 360º: OS IMPACTOS NA GESTÃO DE PESSOAS

Autores

  • Aline Craide Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS
  • Elaine Di Diego Antunes Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS

Palavras-chave:

Competência, Avaliação 360º, Gestão de Pessoas, Feedback

Resumo

A principal proposta deste artigo consiste em demonstrar como a Avaliação de Competências 360° - competências individuais traçadas a partir das competências organizacionais e avaliadas em uma metodologia 360° - impactou na Gestão de Pessoas de algumas empresas e como essa ferramenta balizou decisões de Gestão de Pessoas nessas organizações. Para isso, foi realizado um estudo de caso procurando analisar as principais ações desenvolvidas em cinco empresas localizadas no Rio Grande do Sul e em Minas Gerais que implementaram a Avaliação de Competências 360°, bem como verificar as principais mudanças ocorridas nessas com a adoção de tal ferramenta de gestão. Os resultados mostraram que todas as empresas pesquisadas, de alguma forma, valeram-se dos resultados advindos da Avaliação de Competências 360° para tomada de decisões relativas à Gestão de Pessoas.

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Biografia do Autor

Aline Craide, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS

Elaine Di Diego Antunes, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS

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Publicado

2013-08-16

Como Citar

Craide, A., & Di Diego Antunes, E. (2013). AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS 360º: OS IMPACTOS NA GESTÃO DE PESSOAS. Revista Eletrônica De Administração, 10(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/41886