UNIMED LESTE FLUMINENSE: ALINHANDO OS CANAIS PARA CRESCER

Autores

  • Juliana Maffazioli Pires Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, RJ
  • Alice Souto de Vasconcelos Torres Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, RJ
  • Victor Manoel Cunha de Almeida Manoel Cunha de Almeida Universidade Federal do Rio de Janeiro - Rio de Janeiro, RJ

Palavras-chave:

Canais de Marketing, Canais de Distribuição, Conflito Multicanal, Setor de Saúde Suplementar, Caso de Ensino

Resumo

O caso de ensino Unimed Leste Fluminense apresenta uma situação decisória que deve ser enfrentada por Dilson Reis, diretor de mercado da organização. O caso descreve a trajetória da empresa desde a sua fundação e apresenta o momento em que o diretor, pressionado pela concorrência e pela grande regulação do setor, questiona como aumentar a sua base de clientes. No momento da decisão, o setor apresenta forte intensificação na competição, sendo a maior disputa pelos grandes clientes empresariais, tanto entre os operadores de planos de saúde quanto entre os corretores que vendiam esses planos. A preferência por clientes empresariais decorria principalmente das restrições impostas pela regulamentação da Agência Nacional de Saúde Suplementar, aplicáveis aos clientes pessoa física. A estrutura de canais da Unimed Leste Fluminense não era bem definida, já que seus canais de venda competiam pelo atendimento de clientes pessoa física e jurídica, não havendo uma gestão coordenada de lojas, vendedores próprios, concessionárias e corretores. Nesse contexto, os possíveis conflitos de canal desgastavam a operadora, que fazia de tudo para conquistar o cliente, mas tinha pouco poder de influência sobre os parceiros de canais. O caso proporciona uma oportunidade para a discussão sobre a necessidade de alinhamento de estrutura dos canais de marketing aos objetivos de crescimento da firma. Possibilita ainda uma reflexão sobre a natureza dos conflitos multicanal e as ações requeridas para o gerenciamento de canais. Trata-se de um caso real, elaborado a partir de entrevistas em profundidade com Benito Petraglia, Dilson Reis e Jair da Costa Jr., respectivamente diretor administrativo, diretor de mercado e gerente de mercado da Unimed Leste Fluminense. Para facilitar o processo de envolvimento dos alunos, o dilema do caso foi apresentado na perspectiva de Dilson Reis. Informações secundárias foram utilizadas para triangulação dos dados e para complementação da descrição do caso. Utilizaram-se ainda dados secundários para descrever o setor de saúde suplementar, mais especificamente o segmento de planos de saúde, de forma a oferecer ao aluno a possibilidade de contextualização do caso. Recomenda-se a discussão do caso nas disciplinas de canais de distribuição ou canais de marketing em cursos de pós-graduação lato ou stricto sensu, especialmente para programas cujo método supõe a aprendizagem centrada no participante. Espera-se que o aluno assuma papel ativo na preparação individual do caso, discussão em grupo e na sessão plenária.

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Publicado

2013-12-03

Como Citar

Maffazioli Pires, J., Souto de Vasconcelos Torres, A., & Cunha de Almeida, V. M. C. de A. M. (2013). UNIMED LESTE FLUMINENSE: ALINHANDO OS CANAIS PARA CRESCER. Revista Eletrônica De Administração, 19(3), 796–819. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/43994

Edição

Seção

Casos de Ensino